Você tem dificuldade para escrever, mas quer manter seu blog sempre atualizado?

Imagino que você ache que ter um blog e mantê-lo com assuntos interessantes é algo complicado. Tenha certeza que não é… Basta um pouco de organização, cronogramas e, sobretudo, força de vontade.

 

Mas, e a tal inspiração que todos dizem que não têm e que almejam alcançar?

Pois é. Guarde isso em sua mente e coração: nenhuma inspiração vem se não houver 100% de transpiração. Sim, nada vem de graça ou cai do céu!

 

Então, qual a saída?
Vamos lá, anote seis passos que podem ajudar você neste desafio:

 

   1. Antes de sentar em frente do computador, defina o tema que irá tratar no seu blog.

Não escolha um tema qualquer. Este deve estar em consonância com a filosofia da sua empresa e em acordo com os produtos e serviços que você oferece.

 

   2. Em seguida, procure ler e se inteirar do assunto para formatar as ideias.

Para escrever bem e com propriedade, é preciso, antes de mais nada, entender um pouco do assunto. Não precisa ser um especialista, mas você deve pelo menos ter algumas questões pontuais a serem tratadas no tema selecionado.

 

   3. Feito isto, a hora é de alinhar o pensamento.

Escrever é como contar uma história: tem que ter começo, meio e fim. Você vai acabar elaborando várias introduções até chegar à ideal. É assim mesmo. Não se frustre.

É natural que você escreva e reescreva quantas vezes julgar necessário. Em alguns momentos, esse início pode ser penoso, você pode até pensar em desistir. Mas, lembre-se: nada vem pronto! A máxima é “a repetição leva à perfeição” ou “a prática é a mãe de todas as habilidades” Então, siga em frente, alimentando sempre essa busca constante.

Uma dica importante: não esqueça de ler sempre em voz alta para sentir a fluência do seu material em fase de produção.

 

Dica importante

 

   4. Separe os blocos de textos.

O texto, uma vez iniciado, é meio caminho andado. Daí, você deve pensar que, entre um parágrafo e outro, as ideias têm que ser alinhadas, interligando um bloco de texto ao parágrafo seguinte. Tudo harmônico, como se fosse uma música.

 

   5. Agora, depois de um texto excelente, nada como um grande final.

O importante é finalizar esclarecendo tudo o que foi proposto. Concluir pensamentos, mas deixando um gatilho para o início de outro texto que possa dar continuidade ao papo, com gosto de “quero ler mais”, “quero saber mais”, “quero conhecer mais sobre esse assunto”…

 

   6. Guarde a cereja do bolo para o título.

A escolha do título é de suma importância. Ele tem que traduzir o conteúdo do texto, mas de um modo a não revelar tudo que é tratado no mesmo. É preciso que deixe o leitor curioso sobre o tema.

Diga se não ficou interessado em um texto intitulado “Como escrever com facilidade para manter seu blog atualizado”? Se a resposta for positiva, é porque, de fato, desejou entrar nessa grande viagem que é escrever.

 

Essa viagem começa somente com você e a sua tela, mas depois a aventura ganha terreno, atravessa ruas, invade as casas e os pensamentos daqueles que se dedicaram a ler essas breves linhas sobre o exercício de escrever.

Cada um pode ser um escritor em potencial, basta se aventurar em suas próprias linhas! Fazendo isso, existe a imensa possibilidade de que o ato de escrever se torne um grande prazer e você não queira para nunca mais.

Há quem diga que escrever é uma arte. Mas como toda arte, a matéria-prima é amor e dedicação do artista!

 

Qual sua melhor dica para escrever bem

 

Gostou? Então produza um pequeno texto e nos conte o que achou dessa experiência enriquecedora.
Se você precisar de orientação ou alguma colaboração, fale com a gente…. Nós vamos te ajudar!

 

Fale com o consultor

 

Estamos à disposição e permanecemos online nos nossos canais de relacionamento.

Grande abraço.

 

Texto de Samia Melikian e Verônica M. de Oliveira*

*Verônica M. de Oliveira é jornalista empreendedora, especializada em comunicação empresarial. Reg. Prof. RJ 23.534 JPMTE
*Samia Melikian é consultora e professora de educação empreendedora com MBA em educação, gestão e comunicação Web

 

 

Deixe um comentário