Olá amigo,

 

Seria maravilhoso se pudéssemos ter uma varinha e transformar qualquer desejo em realidade, né?

Quando falamos no desejo por um bem (que, aqui, chamarei de “produto”, apesar de entender que tanto serviços quanto bens são produtos), o caminho para obtê-lo, muitas vezes, é mais fácil pela sua disponibilidade e tangibilidade. Você pesquisa, acha, tem a possibilidade de testar, tocar e comparar. Na maioria das vezes, você consegue testar antes de adquirir.

Com serviços, a coisa já é diferente. A experiência acontece ao longo do consumo. Em raras oportunidades, podemos testar o serviço antes de consumi-lo. Não há “defeitos de fabricação” ou especificações tão precisas que possam garantir a melhor experiência em caso de “troca”.

Não gostou daquele atendimento? Como trocar? Troca a pessoa? E a sua experiência que já aconteceu, dá para trocar? Enfim.

 

Serviços são sempre mais complexos.

O serviço de desenvolvimento de um site passa bem longe do que comumente andam chamando por aí de “tijolinho sobre tijolinho”. Não é assim. Esse processo é construído sob várias impressões e conceitos, e, definitivamente, não é um quebra-cabeça.

Existem várias maneiras de desenvolver o produto “site”, vendê-lo e colocá-lo online. Mas, no nosso entendimento, é o serviço “site” que agrega valor àquilo que é comunicado. Este serviço refere-se ao desempenho frente ao seu objetivo e à experiência percebida pelo usuário ao visitá-lo.

Mas para medir e avaliar os efeitos do serviço “site”, é preciso conhecimento e muito planejamento. Não é “vou lá e faço”.

 

Antes de um site entrar no ar, muito tempo é dedicado ao seu processo produtivo.

 

Abaixo, veja as quatro etapas básicas e as tarefas referentes a cada uma.

Esse conteúdo pode ajudar quem quer começar a criar seu próprio site, de forma responsável e consciente.

Vamos lá!

 

Planejamento:

Levantamento das necessidades do cliente, pesquisas de mercado, linguagens e estratégias de comunicação, objetivos mercadológicos, entre outros fatores que devem estar encadeados e muito explícitos para o desenvolvedor e também para o cliente. Um briefing faz toda a diferença para o sucesso dessa etapa. Vários modelos de briefing são encontrados na internet. Pesquise e veja o que mais pode agregar para suas ideias.

 

Criação:

Transformação das informações e definições da etapa de planejamento em ideias visuais claras e objetivas. Definição de estruturas de navegação, de condução do usuário da página e estudo das cores, conceitos de design e usabilidade.

Muitas vezes, é usado um gerenciador de conteúdo como WordPress, Joomla ou Drupal, por exemplo. Nesses casos, existe um editor visual que facilita bastante, mas não exclui a necessidade de algum conhecimento técnico para um melhor resultado.

 

Estruturação:

Uso das linguagens adequadas para efetuar a codificação do site desenvolvido na etapa anterior, com layout e programação visual compatíveis com a identidade visual do cliente, utilizando recursos que facilitem a navegação entre as páginas, com visualização em diferentes navegadores e dispositivos móveis.Testes de usabilidade, acessibilidade e navegabilidade do site.

Ainda que seja um gerenciador de conteúdo, vale ressaltar que o conhecimento de algumas linguagens é muuuuito bem vindo.

 

Desenvolvimento:

Aplicação das linguagens de servidor para integração do site com um banco de dados e conteúdo a ser exibido. Não recomendamos fazer essa etapa com conteúdo fictício. É sempre importante finalizar essa etapa com todas as informações e estruturas precisas, sem que haja   necessidade de alterações futuras.

Para a publicação do site, é imprescindível uma hospedagem profissional de confiança e certo conhecimento para administrar seu site sob as normas de segurança e de acordo com as normas e padrões exigidos pelo Comitê Gestor Internet do Brasil e pelo W3C (World Wide Web Consortium).

E cada etapa dessas tem suas subdivisões que devem ser respeitadas para que tudo dê certo e não tenhamos riscos de invalidar nenhum pedacinho desse processo.

 

Nas próximas semanas, vamos trazer mais informações importantes para quem quer criar um site e gerir seu desenvolvimento de forma otimizada.

 

Até mais…

Qualquer dúvida, é só chamar.

 

Abraços,

Samia Melikian

 

 

Samia Melikian é especialista em Comunicação Digital; Consultora e Professora de Educação Empreendedora; Coach para Projetos Educacionais e Fundadora da Fluxo 360 Web e do Instituto Fluxo.

 

 

Deixe um comentário