O Google anunciou na última quinta-feira, 12, que vai disponibilizar uma de suas mais completas ferramentas de inteligência artificial de graça para quem quiser usar. Trata-se do Parsey McParseface, um programa que interpreta linguagem e ajuda máquinas a entender o idioma inglês em texto.

Junto com ele, o Google está oferecendo também o SyntaxNet, software complementar ao Parsey. O sistema é utilizado em diversas ferramentas do Google, como o Tradutor e o Inbox. Com o código aberto, os desenvolvedores podem adaptar o sistema aos seus próprios objetivos – fazendo com que ele aprenda português em vez de inglês, por exemplo.

O Google acredita que sistemas de interpretação de linguagem são uma das bases para o aprimoramento da inteligência artificial. Segundo a empresa, máquinas precisam aprender a “conversar” com seres humanos, atendendo aos seus comandos de forma mais intuitiva e natural.

Com o SyntaxNet e o Parsey, os desenvolvedores “não precisam reinventar a roda”, afirmou a empresa. O código aberto do software está disponível aqui.

 

 

Fonte: Olhar Digital

Deixe um comentário