Se você está com muitas ações pendentes e sem saber por onde começar e como se organizar esse artigo é pra você.

Já falamos aqui sobre a importância de traçar metas inteligentes em seu negócio como mãe empreendedora. Hoje vou te apresentar uma ferramenta muito útil pra você usar toda vez que quiser traçar um plano de ação.

É importante traçar um plano de ação para que você organize seu tempo e verifique todas ações que você deve cumprir para conquistar o que deseja. Você consegue perceber se está esquecendo algo, se organizando de forma errada e principalmente consegue programar melhor o tempo que precisa para atingir seus objetivos.

5W2H é uma ferramenta de gerenciamento de projetos usada por empresas de todos os tamanhos e que pode ajudar muito quem tem um pequeno negócio. São 7 perguntas que você deve responder, que servem como 7 passos do seu plano de ação.

Seguindo todas essas etapas você vai conseguir traçar planos de ação mais eficientes e aumentar também a suaprodutividade, seja qual for o seu negócio. E se quiser pode até usá-la em suas ações pessoais, como muitas coachs vêm utilizando.

A seguir, vou te explicar cada uma dessas perguntas e também dar um exemplo pra te ajudar a entender melhor. Vamos lá!

5w2h

What- O quê?– A ação que você quer fazer.

Why- Por quê?–  O motivo daquela ação.

Who- Quem? Quem vai ser responsável.

Where? Onde? Local ou área. Se você for uma empresa maior defina aqui que departamento vai ficar com essa ação. Como empreendedora individual é bom ter clareza de que área do seu negócio está à frente disso, já que você faz tudo.

When? Quando? – Você deve estabelecer uma data de início e de fim da ação e um cronograma.

How? Como?– Qual será o passo-a-passo pra realizar a ação.

How Much? Quanto? É o custo da sua ação.

Exemplo:

Meta: “Aumentar em 20% as vendas nas festas de fim de ano”

What– O quê?-Campanha promocional específica para o Natal.

Why– Por quê?- A expectativa é que criando uma campanha específica e investindo no marketing, a empresa fique mais conhecida e as vendas aumentem.

Who– Quem? Definir quem vai criar os detalhes da campanha. Pode ser você mesma, funcionários ou um serviço que queira contratar.

Where? Onde? Local ou área. Área de marketing e a região que vai ser afetada pela campanha.

When? Quando? -A campanha de marketing vai de 1 de novembro até 25 de dezembro. A cada semana vão sendo realizadas tarefas da campanha.

How? Como?- Definir os meios de divulgação, produzir o material da campanha, distribuir e veicular o material, acompanhar os resultados, etc.

How Much? Quanto? Quanto vou investir em propaganda? Qual o custo de tempo e materiais usados? Quanto espero ganhar com isso?

Crie seu plano e invista seu tempo no que realmente é importante pra você e para o seu negócio.

Por: Maria Cristina Bernardo

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